Projectos com alma

5 de abril de 2017
Quem me visita e acompanha, sabe que este blogue está focado em três temáticas principais: estilo pessoal, design e lifestyle. Alguém que pára uns minutos para fazer esta visita, provavelmente é movido pelo impulso de captar para si o seu tempo pessoal, o seu tempo de desligar, de não ter que pensar em assuntos sérios, em problemas, de poder escapar a tudo o que causa desconforto, entrar num mundo sem preocupações, descontraído, descomplicado, que permite accionar um "egoísmo" saudável.

Há tempo e espaço para tudo no nosso dia-a-dia, todo ele carregado de responsabilidades. É mais que merecida uma pausa, nem que seja por escassos minutos, para activar o modo off. Acredito verdadeiramente que quem procura o "Entre Nós", vem com este propósito.

Como já devem ter reparado, adoro - e cada vez com mais força - descobrir, conhecer e partilhar convosco pessoas e projectos que transpiram boa energia, criatividade, paixão, emoção, empreendedorismo.
Estar deste lado a dar um empurrão a projectos que considero notáveis é absolutamente enriquecedor.

Falar de solidariedade aqui, pode ir completamente contra a essência/temática deste blogue e esta, é uma palavra por si só e na minha opinião, bastante pesada.
Pesada porque nos falta conhecimento, porque nos falta estar no terreno e sentir de perto o trabalho de quem a pratica. É o caso da BragAmiga - Associação de Apoio às Famílas, que conheço há dois anos e que me convidou para fazer parte de mais uma das suas iniciativas.

Há um mundo lá fora que precisa de apoio, há realidades de extrema carência escondidas, há necessidades que desconhecemos, que nem sequer imaginamos possíveis. É normal esta falta de noção, porque faz parte de nós, seres humanos, só ter uma percepção nua e crua dos problemas quando estes nos batem à porta, ou quando simplesmente nos predispomos a ir para o terreno, tal como faz a BragAmiga. Só aí é que nos apercebemos da pequenez das nossas queixas e vontades.

Estamos a falar de uma associação de cariz social e cultural, sem fins lucrativos. Uma associação que apesar de já ter um modo de operação montado, continua a gerir esforços para melhorar cada vez mais o seu modo de acção, para adquirir capacidades de resposta absolutas. Há uma loja social que estará em pleno funcionamento a partir de Agosto de 2017 e à qual se poderão dirigir as famílias que necessitem de roupa, alimentos, calçado, livros, brinquedos entre outros artigos. Têm ainda uma carrinha de dois lugares, que é fundamental no apoio aos trabalhos a dinamizar. Conta já com parcerias de várias instituições públicas e privadas que irão ser fundamentais na execução de projectos na área social, cultural e recreativa. Tudo isto em prol de uma sociedade melhor, mais integrada, mais unida, mais consciente de uma realidade que mais parece de outro mundo que não o nosso.
Ajudar nem sempre tem que ser com géneros. Às vezes, ou muitas das vezes, basta o respeito, o apoio, o gesto querido entre a comunidade, para mudar TUDO, para mudar VIDAS. Depois, é a amabilidade e o sorrisão com que trabalham estas pessoas, com um espírito que contagia qualquer um.

Só vos digo que é de ficar com o coração rasgado saber que há pessoas a quem de nada lhes serve ter alimentos para cozinhar, simplesmente porque não têm gás ou água para fazê-lo, há crianças que não têm o que comer dias e dias, há idosos que vivem a solidão. Mesmo aqui ao nosso lado.

São inúmeras as associações que existem país fora. Associações que muitas vezes desconhecemos. Associações que mesmo pequeninas e com falta de recursos, fazem acções ENORMES. São tantas associações, com tantos fins que se torna difícil escolher para onde canalizar a ajuda, porque mesmo que a nossa vontade em fazer pelos outros seja do tamanho do mundo, não conseguimos. O importante é fazer alguma coisa por uma causa qualquer, mesmo que pequenina, desde que seja de coração. Fazer só porque sim, só porque é uma obrigação moral, só porque cria cenário bonito, não me parece o melhor caminho.

Sabemos que a união faz a força e que juntos somos muito mais fortes, por isso mesmo, este ano a BragAmiga, contou com a presença de uma MULHER especial. Fiquei a conhecer mais um projecto sem preço, de valor incalculável.
Só de me lembrar das palavras, da história, daquelas imagens que passaram, as emoções vêm todas cá cima outra vez e há um arrepio espinha acima que me leva a uma reflexão profunda.

O projecto Sara Coutinho que, no espaço de 10 minutos de conversa com a própria, acrescentou à minha vida uma aprendizagem do caraças.
"Eu comecei a viver depois do acidente" - acho que foi das frases que mais me marcou e me fez estremecer de uma maneira diferente. Já levei uns abanões da vida, já fui colocada à prova algumas vezes, já tive momentos complicados, mas acho que nunca o estremecer foi assim.

A Sara vive numa cadeira de rodas há 17 anos, e depois de uma dura batalha já viveu experiências que aposto aqui TUDO em como mais de metade da população não viveu.
Para vocês aí desse lado, por muito que tente transmitir a garra e a energia deste mulherão, impossível.
Nos dias em que não me apetecer levantar, me sentir desmotivada, triste, com uma dorzinha qualquer, com a paranóia de não saber o que vestir, tenho a certeza que me vou lembrar desta MULHER e pensar: "Faz-te à vida miúda!!!"

São dois projectos tão envolventes, que ficava aqui na maior a escrever um texto sem fim, para vos contar cada pormenor desta experiência tão humana que vivi.
O que é a vida se não mais que uma metamorfose, onde as crenças têm um poder ensurdecedor, onde o tempo voa mas sem nunca voar sem deixar marcas?

Peço-vos que fiquem amigos destes dois projectos, para que possam acompanhar o que se passa por lá. Ajudem a divulgar, sejam curiosos e vão para o terreno, visitem, um simples gesto pode ser o ponto de viragem para tanta gente.

Melhor terapia para a alma garanto-vos que não há, nem mesmo uma boa tarde de compras.

Para ajudar a BragAmiga, podem dirigir-se à seguinte morada:
Rua Nova da Estação, n° 35, Maximinos, 4700-234 Braga

E acompanhar/divulgar a página do Facebook BragAmiga.

O projecto Sara Coutinho além do seu endereço web Projecto Sara Coutinho, conta também com uma página do Facebook aqui.

♡♡♡

Em breve deixo um pequeno registo fotográfico - aqui - desta união que aconteceu no passado dia 31 de Março, no Museu Regional de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

Obrigada uma vez mais pelo convite :)

0 comentários:

Enviar um comentário